Sejam Bem Vindos, queridos clientes e seguidores!!

A pedidos, resolvemos fazer postagens semanais em um blog para que as discussões e dúvidas sobre temas diversos na arquitetura ficassem sempre acessíveis a nossos seguidores e clientes.

E ai? Gostaram da novidade? Estamos super felizes em estar cada vez mais próximas de vocês.

Hoje iremos falar um pouquinho mais sobre Quartos Montessorianos. Quem aí se lembra das nossas #TUNETIPS de sexta? Vamos lá?

A principal função de um quarto Montessoriano é estimular o desenvolvimento, autonomia e liberdade da criança através de suas próprias experiências, motoras e sensoriais. Para tanto, todo o mobiliário, objetos de decoração e de uso frequente devem estar localizados na altura dos olhos e serem de fácil acesso, possibilitando maior independência em qualquer momento do dia. Por esse motivo, alguns cuidados são necessários em vista da segurança da criança, deixando-a à vontade para explorar o espaço.

Anotem ai! Deve-se evitar objetos com quinas, móveis que possam se deslocar ou cair facilmente, vidros e tomadas expostas.

 

 

O ambiente de um quarto Montessoriano é bastante lúdico e deve priorizar a autoeducação. A ausência de camas altas é um dos principais pontos. Nestes tipos de quarto, o colchão é colocado sobre o tapete, em bases de MDF/madeira ou em estrutura de cama baixa (para crianças muito pequenas é aconselhável o uso de almofadas para maior proteção). Assim, a criança pode se deitar ou se levantar sem depender de um adulto.

 

 

Os tapetes são essenciais nesses quartos, pois além de proteger, estimulam o desenvolvimento sensorial e delimitam a área de brincadeiras.

Mas atenção! Quando o seu pequeno (a) tiver alergia não se recomenda usar tapetes felpudos! Para os alérgicos, existem opções em EVA ou emborrachados com diversos tamanhos, cores e desenhos.

Nessa fase de autoconhecimento, a utilização de espelhos é essencial. É através deles que a criança se conhece e se descobre no mundo. Lembrem-se! Os espelhos devem ser colocados na altura da criança e com a proteção de molduras para que não ocorram acidentes.

 

 

Gostaram das dicas de hoje? Adoramos receber o feedback de vocês. Comentem e nos digam o que acharam. Qualquer dúvida estamos a disposição para ajuda-los. Entrem em contato.

Aguardem! Na semana que vem temos mais.

 

FONTES

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/Ambientes/Quarto/Quarto-de-crianca/noticia/2016/01/quarto-montessoriano-entenda-o-metodo-e-aprenda-decorar-o-ambiente.html

http://decorsalteado.com/blogs/post-quarto-montessoriano-moveis-e-objetoshtml.html

https://boutiquelab.com.br/decoracao/decoracao-de-quarto-montessoriano/